Hospital Nosso Lar

O Hospital Nosso Lar, departamento do Centro Espírita Discípulos de Jesus, é uma entidade filantrópica voltada ao tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos. Sua história remonta a meados do século XX, tendo como figura central Maria Edwiges Borges, então presidente do Centro Espírita, que idealizou e liderou a construção do hospital. Movida pela situação precária de pessoas com transtornos mentais que, na época, eram frequentemente recolhidas à cadeia pública, D. Edwiges viu a necessidade urgente de um hospital especializado na região.

Enquanto presidente do Centro Espírita, D. Edwiges realizava trabalho voluntário na cadeia pública, onde presenciou a história de duas professoras grávidas que, após testemunharem o assassinato do pai, foram encontradas em estado de choque e, por falta de alternativas, acabaram detidas. Profundamente tocada pelo caso e pela ausência de recursos para tratamento psiquiátrico no então Mato Grosso, ela decidiu construir um hospital que oferecesse acolhimento e tratamento digno a pessoas com transtornos mentais.

Após anos de esforços e angariação de recursos, o Hospital Nosso Lar foi inaugurado em 27 de janeiro de 1966, com uma prece e a chegada dos primeiros pacientes. A equipe inicial, composta por 13 profissionais treinados em hospitais psiquiátricos de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo o Centro Psiquiátrico Nacional, marcou o início de uma trajetória de pioneirismo no atendimento psiquiátrico na região. O hospital, que inicialmente contava com 20 leitos, expandiu sua capacidade ao longo dos anos, chegando a 220 leitos, divididos entre SUS, convênios e particulares. Atualmente, atende pacientes de todo o estado, estados vizinhos e até países fronteiriços.

Posteriormente, foi construído o pavilhão “Recanto de Paz”, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento. A constante procura por vagas demonstra a importância e a necessidade do Hospital Nosso Lar para a comunidade. Em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao movimento espírita e à saúde mental na região, D. Edwiges Borges recebeu o título de Presidente de Honra do Centro Espírita Discípulos de Jesus em 1994.

Como colaborar conosco

Sua colaboração, pode ser feita da seguinte forma:

PIX: padregermano89@gmail.com – Banco Cora

Depósito bancário: Banco 403 – Cora SDC – Agência 0001 – Conta: 1359925-6

Depósito bancário: Banco 001 – Banco do Brasil S/A – Agência: 3496-7 – Conta: 9-4

Além de também poder ser um trabalhador em uma equipe!