Sala de costura Amália Domingos Soler - "Salinha"
O que é a Sala de Costura Amália Domingos Soler?
- A Sala de Costura Amália Domingo Soler é um projeto social do Centro Espírita Discípulos de Jesus iniciado em 1980 e possui dois subprojetos:
Gestação fraterna: confecção e distribuição de kits maternidade, e,
- Oficina Jardim de Amália: confecção de artesanatos que são revertidos para a automanutenção dos kits maternidade em um bazar anual no mês de outubro.
Qual o público-alvo do projeto gestação fraterna e como participar?
- Gestante, a partir da trigésima (30ª) semana de gravidez e que esteja em condição de vulnerabilidade socioeconômica, independentemente de crença ou religião, pode participar uma única vez a cada gravidez.
- Caso se enquadre na condição acima, mediante cadastro via link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDcbcXeNA409dtlWn1xGhLWfZfEoz885aFklOmUkxJBi6Ifg/viewform ou na Livraria Humberto de Campos (67) 99693-1837, a gestante participa em um dos encontros mensais, geralmente às primeiras quintas-feiras de cada mês (data a ser confirmada no cadastro). Os encontros ocorrem nos meses de fevereiro a novembro de cada ano e o kit maternidade é entregue ao final do encontro.
Como posso fazer parte do projeto?
- Independente de crença ou religião, como voluntária, em ambos os subprojetos, dedicando seu tempo e habilidades diversas. As reuniões são às quartas e quintas-feiras, das 13:30 às 16:30 horas.
Quais os principais objetivos da Sala de Costura?
- Para as voluntárias: exercitar a solidariedade, o amor ao próximo, além de um ambiente de convívio fraterno e de troca de experiências, incentivando a prática da caridade e o engajamento da comunidade em ações sociais.
- Para as gestantes: através do encontro mensal, receber o carinho e acolhimento das voluntárias, além da orientação fraterna sobre o fortalecimento do vínculo mãe/bebê/família, com isso minimizando o estresse e a ansiedade comuns nesse período.
Onde os projetos atuam?
- Os projetos são realizados no bloco 3 do Centro Espírita Discípulos de Jesus. A Sala de Costura também mantém parcerias com instituições que atendem gestantes em situação de vulnerabilidade em Campo Grande/MS, como o Hospital Universitário, o Hospital Rosa Pedrossian (através do Centro Espírita Sementes de Luz), a UBSF Buriti, UBSF Jardim Noroeste, Casa de Amália (departamento do Centro Espírita Discípulos de Jesus no bairro Nova Lima).
O projeto se mantém por meio de doações, trabalho voluntário e o bazar anual. A Sala de Costura Amália Domingo Soler continua crescendo, buscando sempre ampliar seu alcance e acolher mais gestantes, demonstrando que a solidariedade e o amor ao próximo são os fios que tecem a transformação social.