esde2

História do ESDE

A Federação Espírita Brasileira (FEB) – analisando a importância da iniciativa, a objetividade da sugestão provinda do Mundo Maior e, sobretudo, visando reforçar a necessidade do entendimento dos princípios doutrinários do Espiritismo, mediante estudo metódico-disciplinado -, lançou a CAMPANHA DO ESTUDO SISTEMATIZADO, em nível nacional. O lançamento, ocorrido em 27 de novembro de 1983, durante reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN), em Brasília, fez parte das comemorações do centenário da FEB

Princípios metodológicos

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE – é a porta de entrada para aqueles que querem conhecer a Doutrina ou fazer parte da Instituição. Embora seja óbvio que o seu objetivo é o de estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, com programação fundamentada nas cinco Obras Básicas da Codificação Espírita.

Nesses estudos o candidato poderá encontrar respostas para questões tão importantes na sua vida como: Quem sou eu? De onde vim? Para onde irei depois desta vida? Por que sofremos? Qual o sentido da vida?

A Casa possui diversos grupos e a cada início de semestre são criados novos para atender à demanda.

Os estudos acontecem uma vez por semana e têm a duração de aproximadamente 1h e 30min. Como material didático, são utilizadas as Apostilas da Federação Espírita Brasileira – FEB, as quais citamos: “Programa Fundamental I, Programa Fundamental II e Programa Complementar. A Casa possui uma equipe de instrutores e diversas salas com recursos de audiovisual.