HOJE COMPLETAM 10 ANOS QUE O SENHOR RETORNOU AO PLANO ESPIRITUAL, NOSSA VERDADEIRA MORADA.
HOMEM SIMPLES, SERENO, DISCRETO, DE UMA BONDADE ÍMPAR, SEMPRE DISPOSTO A AUXILIAR QUEM O PROCURASSE. FOI PRESIDENTE DESTA CASA DE AMOR ENTRE 1979 E 2007. PARTICULARMENTE, PRESENCIEI-LHE ESSES ATRIBUTOS INUMERAS VEZES, AFINAL, TIVE O PRIVILEGIO DE SER SEU FILHO.
NA VÉSPERA, HAVIAMOS CONVERSADO POR TELEFONE SOBRE ASSUNTOS DO HOSPITAL NOSSO LAR, QUANDO OBSERVEI QUE SUA VOZ ESTAVA ROUCA. DISSE-ME QUE NÃO ESTAVA MUITO BEM E QUE SE SENTIA CANSADO. COMO SUA HERANÇA GENÉTICA É DE LONGEVIDADE, ACREDITAVA QUE AINDA TERIA MUITO TEMPO PELA FRENTE.
NA MANHÃ DO DIA SEGUINTE RECEBI A LIGAÇÃO AVISANDO-ME DO SEU INFARTO, MAS QUE AINDA ESTAVA SOB ATENDIMENTO MÉDICO. NESSES MOMENTOS, PARECE QUE NOSSO DISCERNIMENTO FICA EM SUSPENSO, COMO SE ESTIVESSEMOS EM CHOQUE. PENSEI, COM UM APERTO NO PEITO, COMO ISTO PODERIA ACONTECER? PEDI A DEUS PELO SEU RESTABELECIMENTO. NO ENTANTO, O QUE ENCONTREI FOI UM MÉDICO CANSADO DE LHE MASSAGEAR O PEITO, SEM NADA MAIS A FAZER.
SURPREENDENTE COMO O RETORNO À PATRIA ESPIRITUAL INVARIAVELMENTE NOS CAUSA SURPRESA, COMO QUE TEMPORARIAMENTE ESQUECIDOS DESSE CONVITE IRRECUSÁVEL PARA TODOS NÓS EM DETERMINADO MOMENTO.
NAQUELE MOMENTO, A DOR SE INSTALOU, LEMBRANÇAS ANTES ESQUECIDAS RESSURGIRAM, PARECENDO QUE CERTA TEMPESTADE DE EMOÇÕES NOS ASSALTAVAM, CONVOCANDO-NOS A REMEMORAR OS ENSINOS DESTA ABENÇOADA DOUTRINA ESPÍRITA E QUE ELE TANTO SE EMPENHOU EM NOS TRANSMITIR.
FOI UM DIA DE IMENSO PESAR A TODOS OS CORAÇÕES DE FAMILIARES E AMIGOS QUE O CONHECERAM! NO CEMITÉRIO, INUMEROS CONHECIDOS SEUS, PRÓXIMOS OU NÃO, DISCORRIAM SOBRE O AUXILIO QUE LHES PROPICIARA, SOBRE O CARINHO E BONDADE COM QUE OS TRATARA. AQUELES RELATOS PESSOAIS NOS MOSTRAVA O HOMEM DE BEM QUE DEVERIAMOS SEGUIR. AO FINAL DA TARDE ENTERRAMOS O SEU CORPO NO MESMO JAZIGO DOS MEUS AVÓS.
CERCA DE APROXIMADAMENTE UM OU DOIS ANOS DEPOIS, QUANDO DIVALDO FRANCO NOS VISITAVA COMO PALESTRANTE, DISSE-ME QUE JÁ ERA HORA DE ASSUMIR NOVAS RESPONSABILIDADES PELA DOUTRINA. RELUTEI, DISSE-LHE QUE AINDA NÃO ESTAVA PREPARADO, AO QUE ELE ME RESPONDEU QUE QUEM NOS PREPARA É A VIDA.
PARECE-ME QUE AQUELE MOMENTO FOI DECISIVO PARA MEU DESPERTAMENTO A ESTE NOVO CAMINHAR.
QUERIDO PAI E HOMEM DE BEM, INICIO NA SEARA ESPÍRITA ONDE O SENHOR A NOS ENTREGOU, MAS, AINDA DISTANTE DO SEU CONHECIMENTO E DA SUA VIVÊNCIA.
QUANDO DIZEM QUE ATÉ SOMOS PARECIDOS, PENSO, BOM SERIA SE TAMBÉM TIVESSE SUA SIMPLICIDADE E SABEDORIA.
TANTA COISA ACONTECEU NESTES DEZ ANOS! SINTO-ME MUITO FELIZ E GRATO POR TE-LO COMO PAI E EXEMPLO, ASSIM COMO OS AMIGOS E COMPANHEIROS DE DOUTRINA TAMBÉM SE SENTEM ASSIM, SAUDOSOS E AGRADECIDOS, QUE ESTÃO SEMPRE DISPOSTO A COLABORAR COMIGO FRENTE A NOSSA CASA ESPÍRITA E DOS DEPARTAMENTOS LIGADOS A ELA
QUEM SABE? TALVEZ MAIS DEZ ANOS, PASSAREI, ALIÁS, PASSAREMOS TRABALHANDO E ESTUDANDO, CONSTRUINDO JUNTOS ESSA ESTRADA DE AMOR E FRATERNIDADE.
SEJA MUITO FELIZ ONDE ESTIVER, CONTINUE AJUDANDO-NOS NOS DESAFIOS QUE ENFRENTAMOS COM O HOSPITAL NOSSO LAR E A NOSSA CASA ESPÍRITA TAMBÉM

ENIER GUERREIRO DA FONSECA
PRESIDENTE CEDJ

CAMPO GRANDE, 14 DE SETEMBRO DE 2017